Blog abandonado?

Blog abandonado o caraças! Entendido? Ó a explicação aqui.

09 maio, 2007

Disputa e a homofonia

Deleito hoje o vosso aguçado olho crítico (da cara entenda-se) e as respectivas dioptrias, com um breve discurso escrito sobre a homofonia entre uma expressão e uma palavra. Caso ninguém compreenda o que aqui vai ser escrito, eu demito-me do cargo administrativo deste blog, e recandidato-me novamente, vencendo por maioria absoluta, 64%, portanto e como estamos numa democracia a decisão é vossa.

Se a palavra “disputa” nos remete para a competição, o desafio, em ultima instancia a adrenalina; a expressão “diz puta” já nos abre caminho no campo da ofensa gratuita, ou talvez não.
Esta palavra (disputa) é homófona da expressão (diz puta). (Até o Word censura a expressão em causa, poderei acusar o Bill Gates de opressão?)
Facto é que só se dá pela diferença se nos explicarem o sentido com que a palavra ou expressão foi dito, ou então na escrita.

Exemplificando…

1 - O perguntador é de índole ingénua e o respondente além de falta de ouvido tem a mania que é esperto.

Zeza Berlicoques – Oh Ameila, tu sabes o número de telefone do Giocondo?
Amélia Achigã – Diz puta? Desculpa não ouvi…
Zeza Berlicoques – Oh Ameila, tu sabes o número de telefone do Giocondo?

E a coisa dá-se.

2- O perguntador não é índole ingénua e o respondente além de falta de ouvido tem a mania que é esperto.

Zeza Berlicoques – Oh Ameila, tu sabes o número de telefone do Giocondo?
Amélia Achigã – Diz puta? Desculpa não ouvi…
Zeza Berlicoques – O que é que tu me chamastes?
Amélia Achigã – Eu? Nada! Eu disse D-I-S-P-U-T-A. Por tu estares a disputar o número do Giocondo. A coisa pá… a adrenalina!
Zeza Berlicoques – Ah bom…

E a coisa volta a dar-se.

Coiso e tal… toma!

2 comentários:

Rafeiro Perfumado disse...

Só não percebi que raio quer dizer "homofonia"...

João Palma disse...

Mas que ordinário!